Translate

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

O valor das palavras...


O valor das palavras

Na minha perspetiva, cada palavra tem o seu valor, sendo usadas com um objetivo, decidido por nós e pela circunstância em questão. As palavras podem ter o poder de magoar, reconfortar ou enganar.
Em cada momento da nossa vida vamos transmitido os nossos pensamentos, medos e opiniões recorrendo as palavras, pondo nestas com as nossas expressões, um peso. Esse peso é posto perante a situação que estaremos a passar, por exemplo se tivermos a transmitir a alguém uma boa notícia iremos-lhe transmitir alegria, pondo nas palavras um peso mais leve e tranquilo. Contrariamente verificamos quando estamos perante uma discussão, onde tentamos sempre atacar o outro pondo um peso intenso e agressivo nas palavras. Quando usamos um tom mais agressivo acompanhado de algumas palavras parecem pedras, a deixarem feridas irreversíveis. Para além disso, penso que existem palavras para cada ocasião, umas são usadas para expressar a tristeza, o sofrimento e a revolta, outras a alegria, a esperança. Podendo ainda ser usadas em nosso próprio proveito de magoar o outro, de o enganar ou até mesmo do reconfortar no seu dia mau. Por vezes estas palavras más são ditas sem intensão, sem ate mesmo pensarmos nelas, com o objetivo de nos fazermos mais fortes ou porque já estamos de cansados de carregar uma tristeza, descarregando nas pessoas que mais gostamos.
Portanto, há que ter atenção as palavras, a cada significado e valor que estas tem e ponderarmos sempre antes das utilizarmos para evitar feridas maiores.

IG41

Sem comentários:

Enviar um comentário